Elasticidade
A elasticidade representa o grau de sensibilidade de variável dependente (por exemplo, a oferta ou a procura de determinado bem) onde as mudanças em uma ou mais variáveis que a determinam (por exemplo, o preço de um input, preço de mercado, preço de um bem relacionado ou rendimento dos consumidores), permanecendo as restantes variáveis constantes. Algebricamente, a elasticidade é dada pela variação percentual na variável dependente dividida pela mudança percentual na variável que a determina. Por exemplo, a elasticidade da procura de determinado bem face ao seu preço mede a percentagem de variação na procura originada pela variação de um por cento no seu preço de mercado.
Reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus. Trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo-se , desse modo o confronto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade. Ex: Elasticidade preço da demanda que é a resposta relativa da quantidade de um bem x às variações de seu preço, ou, de outra forma, é a variação percentual na quantidade procurada do bem x em relação a uma variação percentual em seu preço. Representada por:
variação percentual na quantidade
Ed = _________________demandada_____________________ mudança percentual no preço
De acordo com o tema abordado e o que se pede na etapa 4 passo 2, concluímos que a resolução pro determinado problema:
Ademanda para as matrículas no período matutino, na escola, é dada por q= 900 – 3p, onde o preço varia no intervalo 180 ≤ p ≥ 220. Obtenha a função que mede a elasticidade-preço da demanda para cada preço e obtenha a elasticidade para os preços p= 5 e p= 10. Temos:
Q= 900- 3p
P= 180 ≤ p ≥ 220
Δq= Qf - Qi = 900- 3(220) - 900- 3(180) = -1200
Δp= Pf - Pi = 220 – 180 = 40
=