Elaboração de um plano de formação
Página: 1 de 12 Código do Documento:
Introdução
A formação dentro de uma empresa é um aspecto fundamental para o seu desenvolvimento, deste modo esta deve estar encaixada no Plano de Negócios da organização. Para isso, o Perfil Individual de Competências para cada função devese encontrar alinhado com o plano de desenvolvimento organizacional. Desta forma, a Avaliação de Desempenho, ao identificar as disfunções de competências, cria as bases para a definição do Plano de Formação que responda de forma eficaz à estratégia da organização. Assim, ao desenvolver um Diagnóstico de
Necessidades de Formação adequado à organização e um plano de formação que corresponda às necessidades detectadas, a organização irá usufruir dos resultados do investimento na formação.
De modo a ir ao encontro dos benefícios para os colaboradores e para a organização no seu todo, o ciclo formativo deve ser dividido em 4 fases, como se representa na figura 1.
Figura 1 – Fases do Ciclo Formativo
Fases do Ciclo Formativo
Diagnóstico de Necessidades de Formação Para desenvolver um Diagnóstico de Necessidades de Formação começa-se por analisar a organização, as pessoas, as funções, os processos, as tecnologias e a análise SWOT. Terminando com decisões sobre como, quando e onde realizar formação necessária ao bom desempenho da organização.
Elaboração Ângela Leal
Verificação (A Gerência)
Aprovação (A Gerência)
C. Documental Edição: 01 Revisão: 00
Procedimento Plano de Formação Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho
Página: 2 de 12 Código do Documento:
O diagnóstico de necessidades de formação é a primeira etapa de todo um processo que se pretende direccionado para a satisfação real das necessidades dos colaboradores e da organização.
Planeamento Os problemas identificados no Diagnóstico de Necessidades de Formação são transformados em respostas às seguintes perguntas do Planeamento