Elaboração de um Plano de Formação
Elaboração de um plano de formação
Formação: A formação profissional deve ser entendida como o processo global e permanente pelo qual os trabalhadores, através da aquisição e desenvolvimento de competências, se preparam para o exercício de uma actividade profissional ou para a melhoria do seu desempenho.
A formação tem como objectivo dar resposta às necessidades existentes e aumentar a eficácia, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelos trabalhadores.
Plano de formação: instrumento de gestão dos recursos humanos. Este plano inclui muitas acções que têm como objectivo melhorar as competências dos empregados, o que permitirá à empresa cumprir os seus objectivos e consolidar e progredir a carreira profissional dos formandos.
Elaboração:
1. Identificar as Necessidades de Formação
As necessidades de formação são avaliadas segundo a diferença do trabalho que é desejado e o trabalho que é verificado.
O departamento de Recursos Humanos entra em contacto com outras áreas responsáveis de forma a conseguir identificar elementos a mudar/melhorar na empresa/departamentos.
2. Descrição das acções
Nesta fase, os responsáveis pelo planeamento das acções de formação poderão complementar as informações adquiridas de forma a definir os objectivos, os temas para a acção de formação, o numero previsto de formandos e a duração.
3. Desdobramento das acções no tempo
É importante definir a duração do tempo de formação.
4. Orçamentação
Inclui os encargos directos de formação (remuneração dos formadores, encargos de deslocação) e a previsão dos encargos de funcionamento (aluguer/utilização das instalações para a formação, custos de operação das acções de formação).
5. Pesquisa de mercado
Nesta fase, caso as empresas necessitem de uma formação externa, deve-se ter em conta:
- Credibilidade das empresas de formação: De preferência, deverão ser empresas acreditadas para dar cursos de formação
-