Fordismo
Em nosso dia-dia ,sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto para as atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano usamos processos racionais para alcançar o que desejamos.
“A maioria de nossas atividade é realizada de forma rotineira, não requerendo portanto, o delineamento prévio de etapas de ação. Contudo o planejamento faz parte do cotidiano do ser humano, pois estamos constantemente enfrentando situações que não pertencem ao contexto de nossa rotina. Essas situações precisam ser enfrentadas mediante a utilização de procedimentos racionais para que suas conseqüências não sejam insatisfatórias. E o planejamento constitui pressuposto básico para o desenvolvimento de ações racionais. (GIL, 2008,p.95)”
As idéias que envolve o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso0 adequado das mesmas, é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento.
Em sentido amplo, é um processo que” visa a dar respostas a um problema estabelecendo meios e fins que apontem para sua superação de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente situações a ser transformadas, evitando-se improvisação, estabelecendo caminhas que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação, sendo um processo contínuo como para onde ir e quais e quais as maneiras adequadas para chegar tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras.
Tudo que foi executado precisa de um planejamento, analisar o que é favorável ou não, escolhendo as