Fordismo
Fordismo é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
Henry Ford, além de ser um grande empresário e ter projetado o sistema de linha de montagem também conhecido Fordismo, criou algumas contribuições, tais como:
1 - Fundou a Ford Motor Co.
2 - Revolucionou a Estratégia Comercial da Época
3 - Fabricou o primeiro carro popular
4 - Criou o plano de vendas
5 - Criou a assistência técnica de grande alcance
6 - Repartiu parte do controle acionário da empresa com os funcionários.
7 - Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo.
8 - Em 1926 empregava 150.000 pessoas e fabricava 2.000.000 carros/ano
9 - Criou a distribuição através de agencias própria.
10 - Idealizou a linha de montagem com produção em série
11 - Utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado criando até a distribuição através de agencias própria.
Os três princípios básicos de Ford:
1 - Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração como emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado.
2 - Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio deste princípio conseguiu fazer com que o trator ou automóvel fossem pagos a sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O consumidor, na Terça-feira, à tarde".
3 - Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de