fordismo
Enciclopédia Mirador Internacional
Enciclopédia Temática Barsa, v7, p.20.
O que é o Fordismo, características, sistema de produção, por Henry Ford
O que é :
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford: IMAGEM
Fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit., cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem:
Linha de montagem: principal característica do fordismo
Os primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX. No entanto, eram tão lentos na locomoção que se igualavam às carruagens. Ford seguiu à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
Objetivo do sistema
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores, mas com isso, a fabricação em série implicou na queda da qualidade dos veículos. Essa cadeia de montagem em massa se intensificou na segunda década do século XX.
Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia o produto, no caso da Ford os automóveis como mostra a imagem a seguir:
E cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção.
O método de produção fordista exigia vultosos investimentos em máquinas e instalações, mas permitiu que a Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920. O veículo pioneiro produzido segundo o sistema fordista foi o mítico Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".