eja e o papel do professor
O papel da escrita para a alfabetização de jovens e adultos na escola estadual de ensino fundamental Machado de Assis.
2. QUESTÃO
De que maneira a escrita pode contribuir para a alfabetização de jovens e adultos no 1 ano da Eja.
3. OBJETIVO GERAL
Investigar sobre o papel da escrita na alfabetização de jovens e adultos
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer um levantamento bibliográfico sobre o conceito de escrita mais
Usado na alfabetização.
Investigar sobre que aspectos da escrita estão intimamente relacionados
Com a alfabetização.
Destacar a relação da leitura com a escrita no processo de Alfabetização.
Compreender como a escrita é concebida para a alfabetização de
Jovens e adultos
5. JUSTIFICATIVA
A construção da escrita por jovens e adultos tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores: entre eles Emilia Ferreiro (2001), Constance Kami (2007), Paulo Freire (1987).
Ao ingressar no curso de Licenciatura em Pedagogia e entrar em contato com esses estudos me senti instigada a compreender qual o papel que a escrita exerce no processo de alfabetização, uma vez que ao alfabetizar, o educador tem como premissa proporcionar ao educando que o torne capaz de dominar os códigos da leitura e da escrita. Inicialmente, pensei em realizar um estudo envolvendo a escrita de crianças. No entanto, as discussões que foram realizadas no decorrer do curso levaram-me a repensar a ideia original e propor um estudo procurando focar o olhar para a alfabetização de jovens e adultos.
Este tema veio após ingressar no campo de estágio na escola estadual Machado de Assis na sala do 1 ano, através de observações pude perceber a dificuldade dos jovens e adultos, com relação a leitura e a escrita, muitos até conhecem as letras, mas não conseguem identificá-las. Por isso que os educadores da EJA necessitam de uma formação diferenciada, já que muitos professores acabam confundindo alfabetização infantil com alfabetização de jovens e adultos. De modo que elas