lagartixa branca
Esta espécie é nativa da África, mas atualmente é encontrada em quase toda América e em outros lugares do "Novo Mundo". É comum em ambientes urbanos.
A espécie também é muito popularmente conhecida no Ceará como "briba". No Espírito Santo é conhecida como "taruíra". Também conhecida em alguns lugares como camaleão. Em algumas regiões do Brasil, como Santa Catarina e o Noroeste Paulista, a lagartixa também é conhecida como crocodilinho de parede. Já em alguns locais do Nordeste Brasileiro, é chamada de "víbora",embora este termo esteja ligado a serpentes e não a lagartos, no Piauí,esse pequeno animal é geralmente chamado de Labigó ou briba. E no Maranhão é conhecida como Osga1 .
Lagartixas são inofensivas e úteis Suplemento Agrícola do Jornal O Estado de São Paulo
Gostaria de saber sobre os malefícios causados pela lagartixa doméstica. As fezes são venenosas? Há alguma forma de afastá-las ou de exterminá-las?
Perceu Machado Assis (SP)
"As lagartixas não oferecem risco à saúde do homem", esclarece o pesquisador João Justi Júnior, do Instituto Biológico. "Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma. Como os insetos são atraídos pelas luzes das residências, consequentemente as lagartixas que se alimentam desses insetos também aparecem. "Se não tiver inseto não tem lagartixa. Como não podemos nos livrar dos insetos e não podemos ficar no escuro, não há como se livrar das lagartixas. Se retirarmos uma, outras virão", diz o pesquisador. "Se encararmos o lado bom do