monografia eja
ESPCIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
GESILDA DE SOUZA DA SILVA
ISABEL CRISTINA MEDINA LIMA
SILVIER ALVES DOS SANTOS JUNIOR
ENSINO DA EJA
NOVA VENÉCIA
2012
GESILDA DE SOUZA DA SILVA
ISABEL CRISTINA MEDINA LIMA
SILVIER ALVES DOS SANTOS JUNIOR
ENSINO DA EJA
Monografia apresentada a UNIVEN – Faculdade de Nova Venécia para aprovação na Pós-Graduação em EJA-Educação de Jovens e adultos.
NOVA VENÉCIA
2012
INDICE
INTRODUÇÃO 5
PAPEL DO PROFESSOR 14 BIBLIOGRAFIA 30
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa procuramos verificar novas possibilidades para se ensinar ao aluno da modalidade (EJA), de modo que esta tenha significado e sirva de instrumento para este aluno entender aspectos do mundo que dependam do conhecimento, quais as suas dificuldades e possibilidades.
Alguns aspectos nos levaram à escolha deste tema. Entre eles podemos
Mencionar os de maior relevância.
Sob o ponto de vista do aluno é freqüente os alunos da EJA atribuírem o fracasso escolar na infância e adolescência há algumas diciplinas entre elas podemos destacar a Matemática, referindo-se ao rigor aplicado pelos educadores desta disciplina e à cobrança da memorização dos conceitos e das propriedades, bem como as atividades de caráter mecânico, cobradas de maneira exagerada e sem contextualização.
Segundo Fonseca (2005), a Educação de Jovens e Adultos é uma ação educativa dirigida a um indivíduo de escolarização básica incompleta ou nem ao menos iniciada e que procura os bancos escolares na idade adulta ou na juventude. A interrupção ou impedimento de sua trajetória escolar não é um fato isolado de não acesso a um direito como cidadão e previsto na Constituição, mas dá-se num contexto mais amplo de exclusão social e cultural, e que, em grande medida, condicionará também as possibilidades de re-inclusão que se farão nessa nova (ou