gestacao
CAROLINE CONTE PAIM
FERNANDA GARCIA
LORENA DE SOUZA SCHILISCHTING
SISTEMA NERVOSO
Palhoça
Setembro 2013
SUMÁRIO
1 Introdução 2
2 RESUMO 3
2.4 O TRONCO ENCEFÁLICO 7
Na constituição do tronco encefálico entram corpos de neurônios que se agrupam em núcleos e fibras nervosas, que, por sua vez, se agrupam em feixes denominados tractos, fascículos ou lemniscos. Estes elementos da estrutura interna do tronco encefálico podem estar relacionados com relevos ou depressões de sua superfície. Muitos dos núcleos do tronco encefálico recebem ou emitem fibras nervosas que entram na constituição dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexão no tronco encefálico. 7
2.5.1 CÓRTEX CEREBRAL 8
2.6 TECIDO NERVOSO 9
1 Introdução
O presente trabalho tem por objetivo falar do sistema nervoso, o sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, é responsável por integrar e coordenar a função dos diferentes órgãos e tecidos do organismo humano, como respiração, circulação e digestão. Permite, também, ao corpo a reação e adaptação contínua às variações do ambiente externo e interno. É um sistema rápido e preciso. Tem como função coordenar e comunicar com outros sistemas.
O sistema nervoso consiste em: Sistema Nervoso Centra que compreende o encéfalo e a medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico que compreende os nervos cranianos e espinhais, os gânglios e as terminações nervosas.
2 RESUMO
O Sistema Nervoso Central trabalha decodificando estímulos e enviando as respostas.Sede da inteligência, o lugar onde se formam as idéias, e parte as ordens para a execução dos movimentos, é o anteparo de chegada das impressões da visão, audição, olfação, paladar e tato.
Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo