Gestação mês a mês
Com o seu bebé
Está grávida há apenas alguns dias, mas a nova vida gerada é já muito ativa. O encontro entre o espermatozóide e o óvulo dá origem a um óvulo com cerca de meio milímetro que estará implantado no seu útero ao fim de 7 dias. Ele vai agora desenvolver-se muito rapidamente.
Desde o fim da 3ª semana que o futuro bebé já não é mais um óvulo: firmemente fixo à parede uterina, ele é agora um embrião.
No final do primeiro mês, o bebé mede cerca de 4mm e é tão leve quanto uma pluma. Os relevos que vão originar os braços surgem ao 26º dia e os que vão dar origem às pernas ao 28º dia. O bebé tem uma cabeça muito grande com dois pontos negros no local onde vão ser os olhos. Consigo
Muito rapidamente, os primeiros sinais de gravidez aparecem. Pode começar a ter uma vontade incontrolável de dormir a seguir às refeições, ou então não suportar certos cheiros…Pode também notar alterações nos seios: eles ficam tensos, o mamilo fica maior e mais escuro, as veias ficam mais visíveis.
Todos os dias, cuide do seu corpo hidratando cuidadosamente a pele e aplicando um cuidado específico nos seios. Desde o início da gravidez e até um mês após o parto, aplique todos os dias um cuidado para limitar o aparecimento de estrias.
SEGUNDO MÊS
Com o seu bebé
Atualmente o bebé assemelha-se a um pequeno cavalo-marinho enrolado ao longo da coluna vertebral. Progressivamente o bebé vai desenvolver-se e endireitar-se.
A partir do 22º dia, a circulação sanguínea está operacional. No final da 4ª semana, as bases do sistema nervoso e da medula espinal estão desenvolvidas. Os dois hemisférios do cérebro estão igualmente formados. A placenta continua o seu desenvolvimento para assegurar o fornecimento de elementos essenciais para o crescimento do bebé.
Os olhos, as orelhas e a boca do bebé definem-se progressivamente. As pálpebras aparecem assim como os primeiros traços do nariz. Os membros começam a crescer, mesmo que ainda não estejam totalmente