gestação
Por volta do 14º dia do ciclo menstrual aumenta a probabilidade da mulher engravidar, pois um óvulo maduro é libertado de um dos ovários, pronto a ser fecundado. A fecundação é o processo através do qual o gâmeta masculino, o espermatozóide, e o gâmeta feminino, o ovócito, se unem formando um zigoto, que então se duplica repetidamente por divisão celular para se tornar um bebê. ( Pereira, 2007)
No caso de nascimentos múltiplos a duas maneiras de se ocorrer, a primeira o corpo da mulher libera dois óvulos em um curto espaço de tempo e, então, ambos são fecundados, os bebês resultantes são gêmeos dizigóticos (dois ovos), chamados de gêmeos fraternos. A segunda maneira é quando um único óvulo fertilizado divide-se em dois, os bebês que resultam dessa divisão celular são gêmeos monozigóticos (um ovo), chamados de gêmeos idênticos. Triplos, quádruplos e outros nascimentos múltiplos podem resultar de qualquer um desses processos ou de uma combinação de ambos.(Papalia, 2006)
È na fecundação que determina-se o sexo do embrião. Quando o par final de cromossomas sexuais é XX, o indivíduo é geneticamente feminino, quando o par é XY,é masculino. (Pereira, 2007) A gestação normal tem duração aproximada de 280 dias, ou seja, 9 meses ou 40 semanas, podendo variar de 38 a 42 semanas gestacionais, período em que ocorre todo o desenvolvimento embrionário e fetal - que pode ser subdividido em três trimestres. Cada trimestre, por sua vez, é formado por 12 a 14 semanas de gestação, durante as quais ocorre à estruturação do novo ser, fundamental à sua condição humana.( Alves, 2008)
O fenômeno da reprodução humana é um processo de transição biológica, psicológica e social, sendo diversos os fatores que interferem no desenrolar e no acontecimento da gravidez, que por si só ocasiona fortes, belas e essenciais modificações na vida da mulher, em seu corpo, mente e coração. (Alves, 2008)
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico de gravidez, mais fácil será o