Gestação
O Objetivo dessa atividade é mostrar o desenvolvimento do bebê desde a fecundação até o nascimento.
ANÁLISE
Cada bebê se desenvolve de uma maneira própria. Sua gravidez não será igual de outra mulher, nem mesmo a uma gestação anterior.
A gestação humana tem duração de 280 dias ou 40 semanas e sua contagem começa no primeiro dia do último período menstrual.
Desde o momento da fecundação até o nascimento, as mudanças para a mamãe e para o bebê não param. Durante sua evolução no interior do corpo da mãe, este recebe o nome de embrião, feto, até recém-nascido.
Fecundação
Na relação sexual, após a ejaculação, o esperma é depositado na vagina da mulher. Ele contém os espermatozoides que são as células reprodutoras masculinas, que se movimentam rapidamente pelo canal da vagina até chegar às trompas uterinas. Quando o espermatozoide encontra-se com um óvulo, célula reprodutora feminina, nas trompas, ocorre à fecundação. O óvulo fecundado desloca-se até o útero, dando início à gravidez.
04ª semana
A menstruação não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem aparecer, como: seios doloridos e inchados, sonolência e náuseas. A confirmação da gravidez pode ser feita através de exames de urina ou de sangue. Com este tempo de duração, a ultrassonografia ainda não detecta a gravidez. O embrião mede um pouco mais de 1 mm e ao final da quarta semana apresentará o sistema nervoso e o intestino primitivo. Estará dentro do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções.
08ª semana
O embrião chegará a 20 mm nesta semana. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo. Formam-se os dentes e músculos faciais. O esqueleto do embrião ainda não é de osso, mas de cartilagem. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela