Conjuntura Politica , Economica, Social e historica dos anos 1980 até 2000
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – 5° PERÍODO
CAROLINE CUNHA SILVA
O LEVANTAMENTO E SITEMATIZAÇÃO SOBRE A CONJUNTURA HISTÓRICA, POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA REFERENTE AO PERÍODO DE 1980 A 2000.
BELFORD ROXO
2014
Ao analisarmos a atual cojuntura do Brasil é de extrema importância que se entenda quais os fatores que influenciaram e que influenciam a situação vigente. É necessário que se tenha delimitado as considerações históricas, políticas, econômicas e sociais das últimas décadas a fim de ter clareza sobre como esse contexto interfere nesses mesmos terrenos citados acima nos dias de hoje.
Os anos de 1980 ficaram conhecidos como a "década perdida" ao que concerne a economia e ao campo social, foram às áreas que sofreram diretamente os reflexos decorridos da década passada.
Uma das principais características dos anos de 1970 foi a denominação de "milagre econômico" quando que imposto autoritariamente o modelo de desenvolvimento durante o período de ditadura militar. Esse modelo de desenvolvimento, conhecido como (IPND- Plano Nacional de Desenvolvimento), estabeleceu metas econômicas por setores do Brasil, principalmente o setor de transporte e de telecomunicações, com o objetivo de preparar a infraestrutura do país para o desenvolvimento do país. Esse modelo de desenvolvimento sustentava-se no fortalecimento do papel do Estado, no endividamento em larga escala, entre outras peculiaridades. Observa-se uma melhora considerável nas taxas de crescimento do Brasil, porém após um período verifica-se uma estagnação, e muitos problemas continuam implícitos no cenário do país, o processo de migração da área rural para a urbana acontecia de forma cada vez mais intensa, aumentando a procura por serviços públicos, uma vez que a população necessitaria de habitação, saneamento básico, saúde, educação, etc. Nesse período observa-se a concentração de grande parte da população pauperizada