Dificuldades em relacionamento interpessoal
Mayara Moraes de Menezes
O presente estudo de caso tem o objetivo de descrever o atendimento psicológico realizado na Clinica de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração, no Estagio de Estágio de Processos Clínicos – Cognitivo Comportamental.
O paciente em questão se trata de um homem de 22 anos de idade. A queixa central foi relatada primeiramente por ele como “um sentimento de vazio”, e posteriormente através do processo terapêutico como na verdade, uma dificuldade em manter relacionamentos interpessoais em geral.
Esse estudo de caso ira descrever a queixa e todas as informações relevantes relatadas no caso e utilizadas como base para coleta de dados, analise funcional e posteriormente métodos de intervenção.
Teve-se como objetivo nesse caso, atuar nos moldes da terapia cognitivo comportamental, visando a coleta de dados para o aprofundamento da queixa. Tanto quanto, verificar a partir do relato da queixa, as condições gerais em que o paciente se encontra, no que se refere a estrutura de personalidade e motivação para a terapia Se objetivou também, perceber a dinâmica dos relacionamentos na qual o paciente participa e identificar padrões funcionais e disfuncionais. Utilizando assim essas informações como base para a intervenção no setting terapêutico.
O relacionamento interpessoal diz respeito ao convívio social, a dificuldades na integração com família, integrantes do círculo social e profissional, o qual muitas vezes é prejudicado. Neste sentido, a terapia auxilia no desenvolvimento de habilidades para melhorar a comunicação, expressão de ideias e sentimentos e, consequentemente, melhoras no relacionamento interpessoal como um todo.
Percebemos na psicoterapia uma forma de tratamento que utiliza como instrumentos a comunicação e o relacionamento sistematizado entre o terapeuta e um ou mais pacientes. Nesta forma de tratamento, o terapeuta tem