eja no ensino de matematica
uma necessidade ao mesmo tempo individual e social [..•].
A presença da matemática na escola é uma conseqüência de sua presença na sociedade e, portanto, as necessidades matemáticas que surgem na escola deveriam estar subordinadas às necessidades da vida em sociedade."
(Chevallard, Bosh e Gascon, 2001)
Por que ensinar matemática na Educação de Jovens e Adultos?
No decorrer da história da humanidade, as necessidades fizeram com que o homem criasse instrumentos que favorecessem a vida em sociedade. Um desses instrumentos foi a linguagem, sistema de comunicação representado por signos, determinante no processo de constituição do homem como um ser social.
O fato de pertencer a um grupo social confere ao indivíduo a necessidade de apoderar-se dos elementos que constituem a sua cultura, de forma a satisfazer· suas necessidades individuais e sociais.
Reconhecendo a matemática como um dos elementos do patrimônio cultural, sua aprendizagem implica apropriar-se de ferramentas simbólicas e de uma tecnologia, ampliando as capacidades do homem de ler, compreender, estabelecer relações, descobrir e argumentar, raciocinando sobre situações reais e objetos abstratos.
"O fato de que se ensine matemática na escola responde a uma necessidade ao mesmo tempo individual e social [...].
A presença da matemática na escola é uma
conseqüência de sua presença na sociedade e, portanto, as necessidades matemáticas que surgem na escola deveriam estar subordinadas às necessidades da vida em sociedade."
(Chevallard, Bosh e Gascon, 2001)
A aprendizagem matemática amplia as capacidades do homem de ler, compreender e estabelecer relações com o mundo.
27
Ao levarmos essas idéias para o processo ensino-aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos, é importante considerar que:
"os alunos não vêm à escola apenas à procura da aquisição de um instrumental para o uso imediato na