O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE
MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
1 CONTEXTO DO RELATO
O presente relato pretende investigar se os Objetos de Aprendizagem facilitam o entendimento da disciplina de matemática no ensino de Jovens e Adultos.
Os Objetos de Aprendizagem (OA’s) podem ser entendidos como “qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino” (WILEY, 2000, p.3).
Dessa forma, esses objetos agem facilitando o processo de compreensão dos conteúdos. Encontramos no computador uma ferramenta que pode significativamente contribuir para o desenvolvimento cognitivo, devido à capacidade de criar ambientes interativos que atraiam a atenção do aluno, estimule a sua criatividade e o desafie a aprender. Entretanto, não se trata de uma ferramenta mágica que sozinha consiga resolver o processo de ensino aprendizagem. Dwyer et al (1997) diz que “[...] A tecnologia é utilizada de forma mais poderosa como uma nova ferramenta para apoiar a indagação, composição, colaboração e comunicação dos alunos”, ou seja, a tecnologia precisa fazer parte do processo e não ser a única fonte de obtenção de resultados. 2 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
A pesquisa foi desenvolvida por meio do método de estudo de revisão da literatura e relato de experiência. Utilizaram-se duas técnicas: uma de documentação indireta, com uma significativa revisão bibliográfica, que abrangeu livros, artigos científicos, e observação direta extensiva, realizada com questionários (dimensão quantitativa) durante o desenvolvimento da pesquisa de campo. Foi efetuada a pesquisa de campo com a turma do 2º ano de Agroindústria modalidade EJA, do
IFRJ, Campus Pinheiral, pesquisa que contou, ainda, com a presença da professora da disciplina de matemática, inserindo OA’s na aula de funções lineares.
Foi realizado um levantamento de OA’s sobre funções