projeto ensinando matematica
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PRAINHA
FORMAS DIFERENCIADAS DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA BRINCANDO NA EJA.
Prainha-Pará
2014
FACULDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRADA DO BRASIL-FAEIB
ADRIA FUZIEL DA SILVA
ADRIANA GOMES MIRANDA
EDNALDO SANTOS DOS SANTOS
NADIA SOUSA PIRES
HELLGLEUZ FONSECA DOS SANTOS
ODIMARA CORREA ABREU
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
I. IDENTIFICAÇÃO:
Tema: Formas diferenciadas de aprender e ensinar matemática brincando na EJA.
Local: E. M. E. F SANTA ROSA
Público Alvo: Acadêmicos, Professores, Alunos do EJA.
Período: junho de 2014.
Proponentes: Adria Fuziel Da Silva, Adriana Gomes Miranda, Ednaldo Santos Dos Santos, Nadia Sousa Pires Hellgleuz Fonseca Dos Santos, Odimara Correa Abreu
Prainha-Pá
2014
II. JUSTIFICATIVA
O ensino da matemática está presente em todos os níveis da educação, e considerada pela maioria das instituições escolares, a disciplina que causa o maior índice de recuperação e consequentemente o desinteresse por parte dos educandos por essa área do conhecimento.
Diante disso, a prática educativa no ensino da matemática ainda é realizada na sala de aula fora da realidade do educando. Além disso, percebemos a grande dificuldade por muitos alunos com relação as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), envolvendo raciocínio lógico, causando assim, resultados negativos obtidos com frequência em relação à aprendizagem. E uma da maneiras de tentar amenizar essa realidade escolar é inserir nas aulas de matemática jogos lúdicos.
Além disso, o jogo pode fixar conceitos, motivar os alunos, propiciar a solidariedade entre colegas, desenvolver o senso crítico e criativo, estimular o raciocínio, descobrir novos conceitos, bem como o aluno terá condições para enfrentar situações novas e envolver-se com aplicações matemáticas, ou seja, possibilita o conhecimento lógico matemático.