Administração
A leitura é uma atividade de capacitação das idéias do autor,na qual se leva em conta as experiencias e os conhecimentos do leitor; e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguistico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
Concepção de leitura como uma atividade de produção de sentido.
Objetivos da leitura: a necessidade e vontade do leitor.
Bibliografia:
SILVA,TÁSSIA KALINE SANTANA DA http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/1802399 Leitura:
“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.”Joseph Addison
É uma atividade básica na formação cultural da pessoa, é uma atividade neurológica sendo benéfica a saúde mental, momentos de lazer é uma excelente atividade de prazer. http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitura
Para Freire (1982) propõe uma concepção de leitura – “A leitura começa na compreensão do contexto em que se vive.”
Foucambert (1994) define a leitura como a formulação de um juízo sobre a escrita no ato de questionar e explorar o texto na busca de respostas - textuais e contextuais - que geram uma ação crítica do sujeito no mundo:
Resende (1993) também concebe a leitura como possibilidade de abertura ao mundo e caminho para um conhecimento mais aprofundado do leitor sobre si mesmo.
* 2. Definindo leitura: A idéia de leitura é normalmente restrita ao livro, ao jornal. Lêem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme. O fato é que, quando escapa dos limites do texto escrito, o homem não deixa necessariamente de ler. Lê o mapa astral, o teatro, a vida – forma a sua compreensão de realidade. (Maria Helena Martins, O que é leitura?) http://www.slideshare.net/gibiteca/estratgias-de-leitura * Nove estratégias de ensino para combater as dificuldades na leitura e os baixos níveis deliteracia1. Ensino explícito de