Eja- língua portuguesa
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS:
* Sinônimos
São palavras de sentido igual ou aproximado: * alfabeto - abecedário; * brado, grito - clamor; * extinguir, apagar - abolir.
Observação: A contribuição greco-latina é responsável pela existência de numerosos pares de sinônimos: * adversário e antagonista; * translúcido e diáfano; * semicírculo e hemiciclo; * contraveneno e antídoto; * moral e ética; * colóquio e diálogo; * transformação e metamorfose; * oposição e antítese.
* Antônimos
São palavras de significação oposta: * ordem - anarquia; * soberba - humildade; * louvar - censurar; * mal - bem.
Observação: A antonímia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: * bendizer e maldizer; * simpático e antipático; * progredir e regredir; * concórdia e discórdia; * ativo e inativo; * esperar e desesperar; * comunista e anticomunista; * simétrico e assimétrico.
INICIAIS MAIÚSCULAS
Segundo a ortografia brasileira, devem ser escritos com variante maiúscula o grafema (letra) que inicia período ou citação e o primeiro grafema de palavras que compõem sintagmas substantivos específicos que analisaremos adiante. Algumas siglas e abreviaturas também são escritas com variante maiúscula no todo ou em parte. Nos demais casos, deve-se empregar a variante minúscula.
Se observarmos o emprego da variante maiúscula nos livros, jornais, revistas, peças publicitárias, etc., veremos que as regras ortográficas não são seguidas em muitos casos. O emprego dos grafemas maiúsculos e minúsculos costuma ser orientado para um aproveitamento retórico dessas variantes da escrita e não apenas pela obediência à ortografia. A observância às regras ortográficas, porém, é comum em textos mais longos como o corpo de uma reportagem, o capítulo de um livro, ou a descrição de um produto em uma peça publicitária.
Iniciar período