Egonomia
GLEDISON ALVES
ISABELE SPERANDIO
TATIANE CAIRES LIMA
EGONOMIA
Americana
2015
Egonomia trata-se de individualização, personalização. E há lucro em satisfazer o consumidor em se desejo de personalização, seja no conceito e design do produto, seja no atendimento.
Com a fabricação em massa, o trabalho manual ganhou valorização.
A Egonomia prioriza a necessidade do consumidor, e não a do fabricante. Aquele que fizer cada cliente sentir-se único será bem sucedido.
A tendência da Egonomia concretizou, citaremos a seguir alguns dos diversos exemplos.
A franquia de restaurantes Subway produz lanches tipo “submarino” completamente personalizáveis, o cliente escolhe o tipo e tamanho do pão, assim como cada ingrediente que irá dentro do lanche. Até mesmo em franquias de fast food que trabalham com pratos pré-prontos como o MC
Donal’s permitem que o cliente personalize seu alimento, por exemplo, pedindo para retirar algum ingrediente que não seja do agrado dele.
Os planos de TV por assinatura permitem que o assinante adquira um pacote de canais pré-estabelecidos assim como adicionar a esse plano qual canal quiser.
A loja virtual Mimmos Personalizados produz itens de decoração e lembrancinhas para festas de Casamento, Chás, Aniversários, entre outros.
Aberta em 2009, a empresa atua apenas por encomendas: o cliente entra em contato com ela através do e-mail, pede orçamento, depois os detalhes do tipo de produto que precisa – como cores, estilo, layout, matérias, tamanho, etc - e esses são discutidos até que o cliente aprove um determinado modelo, qual é então produzido e enviado por uma transportadora.
O ateliê-boutique de Louise Feullére, em Paris na França, oferece as mais diversas roupas íntimas de de banho sob medida. O cliente escolhe as coles, aviamentos, materiais, o que resulta numa peça que se adapta perfeitamente ao gosto e corpo de cada cliente assim como é uma peça única.
Nicolas de Barry cria perfumes personalizados