Egonomia
Aluno(s): Carmen Alves, Kelen Garcia, Marco Antonio Stroher, Priscila Baltazar
Prof. Elimar Kröner Teixeira
Faculdade Porto Alegrense FAPA
Administração – Administração Mercadológica I
18/08/2011
RESUMO
A Egonomia é uma das dezesseis tendências de Marketing identificadas por Faith Popcorn no seu livro Relatório Popcorn. A autora ficou conhecida como “Nostradamus do Marketing” após esta publicação, aonde faz uma análise do comportamento do consumidor e suas influências no mercado de consumo, e através disso prevê tendências de comportamento e produtos que podem virar sucesso.
Segundo Popcorn (1991, p. 39), a Egonomia surge da necessidade de atenção, diferenciação e reconhecimento que as pessoas têm. Trata-se de individualização, diferenciação, personalização em produtos e serviços. No centro disso tudo se encontra a egocentrice, não no sentido de vaidade, mas no de que ninguém é como eu.
Palavras-chave: Eu; Personalização, Diferenciação: Individualidade.
A BUSCA DO EU
Numa era em que o acesso a produtos e serviços tornou-se tão fácil, como se diferenciar com relação aos demais? Ao nos tornamos mais um na multidão de que forma podemos demonstrar o quanto somos diferenciados? Muitas vezes a resposta vem através da utilização de produtos e serviços exclusivos, pois isso “saltará” aos olhos dos outros, junto aos traços de personalidade. No início do século 20 com o início da produção em massa popularizada por Henry Ford, adquirir produtos fabricados neste sistema, onde design, funcionalidades e tudo o que produto tinha a oferecer eram exatamente iguais, era um sinônimos de modernidade. Possuir um desses produtos trazia status e até certo poder perante a sociedade, tornando-se um objeto de desejo aqueles que eram iguais ao do próximo. Nesta época, os produtos manufaturados faziam o papel de defasados e inferiores com relação aos que saiam de longas linhas de produção e grandes