Introdução a quimica organica
MATÉRIA: QUÍMICA PROFESSORA: ALINE/NILZA
TRABALHO: INTRODUÇÃO
A QUÍMICA ORGÂNICA.
TRABALHO: INTRODUÇÃO
A QUÍMICA ORGÂNICA.
Petróleo
1º Parte. Petrobras será operadora de todos os novos blocos do pré-sal
31 de agosto de 2009 • 12h33
Laryssa Borges
Direto em Brasília
A Petrobras será a operadora de todos os blocos explorados sob o novo regime de partilha de produção a ser implantado para o pré-sal e novas áreas estratégicas licitadas, de acordo com um fato relevante (comunicado) apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta segunda-feira. A empresa terá assegurada participação mínima de 30% nas áreas a serem licitadas.
No documento, assinado pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, a Petrobras confirma a adoção do sistema de partilha de produção e a criação de uma nova estatal petrolífera.
Segundo o comunicado, "a nova empresa não realizará atividades operacionais de pesquisa e lavra, tampouco fará investimentos, mas terá presença nos comitês operacionais que definirão as atividades dos consórcios, com direito a voto de qualidade e poder de veto nas decisões".
A Petrobras afirma que será capitalizada para poder pagar a cessão dos direitos de exploração do petróleo na camada pré-sal à União e também arcar com os investimentos relacionados à atividade. Líderes governistas afirmam que a Petrobras será capitalizada no valor de US$ 50 bilhões.
De acordo com parlamentares, que participaram do conselho político da coalizão, nesta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão enviados ao Congresso quatro projetos de lei que criam a nova estatal, o fundo social, um que dispõe sobre a capitalização da Petrobras e um último com o novo marco regulatório em si.
Às 11h50 (horário de Brasília), as ações ordinárias (com direito a voto) da estatal lideravam as perdas no Ibovespa, o principal índice acionário da Bolsa de