Eficiência e Eficácia
A eficiência é a capaciade de relização das atividades da organização, minimizando a utilizaçao dos seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. Quanto maior a produtividade da organização, mais eficiente ela será. Sua principla preocupação é com os meios, isto é, com o uso econômico dos recursos organizacioais. Uma vez que os recursos são escassos( tempo, capital, pessoas, equipamentos, etc.), a administrção tem como função a utilização eficiente desses recursos.
A eficácia é a capacidade de realizar as atividadesda organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Efiácia implica escolher os objetivos os objetivos certos e conseguir atingí-los, e sua principal preocupação é com os fins. A eficácia assume importância decisiva no conceito de administração, já que é a chave para o sucesso de uma organizção.
Apesar das diferenças entre os conceitos de eficiência e eficácia, eles são correlacionados. Sem eficácia, a eficiência é inútil, pois a organização não consegue realizar o seu propósito. Por outro lado, é fácil ser eficaz quando se é ineficiente, visto que muitos recursos são desperdiçados. Nesse caso, as organizações alcaçam os sus objetivos, mas fazem-no a um custo muito alto. Uma administração de sucesso consiste em obter simutaneamente eficácia e eficiência na utilização dos recursos organicionais.
Planejamento
O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que inteqrem e coordenem as atividades da organização. O planejamento permite que os administradores e trabalhadores tenham sua ação orientada para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar sua atenção no que é mais importante para a organização.
Organização
A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem