Eficiência e eficácia
O sucesso na tomada de decisão está no equilíbrio dePaulo Campos
A importância da tomada de decisão de Maria Cristina Alves
Você sabe tomar decisão?Executivos costumam se definir como tomadores de decisão. Veja como eles falham e por quê, e saiba o que dá para fazer para melhorar de David Cohen
Eficiência e eficácia
A todo o momento temos que decidir o que fazer em nossa vida, sempre têm decisões a tomar; mesmo quando decidimos não tomar nenhuma decisão frente a algum dilema, estamos tomando uma decisão. E para os administradores essa é uma atitude corriqueira no mundo dos negócios.
Mas tomar uma decisão nem sempre é tão fácil, para alguns pode se tornar um processo doloroso. Apesar disso, é possível através de metodologias chegarem a uma resolução de forma segura e eficaz. Para isso existem dois pontos que precisam ser levados em consideração para se chegar a uma boa escolha: pessoas e processos.
Para iniciar é preciso ter uma meta a alcançar e depois começar a planejar que envolve analisar e elaborar os procedimentos para a tomada de decisões e por fim a decisão em si. Às vezes, muitos executivos pulam os processos e querem logo chegar ao resultado e acabam não levando em consideração a opinião das outras pessoas. Isso acontece porque eles acreditam nas suas próprias intuições e acabam não analisando as informações e as consequências.
Com base nos textos lidos, conclui que muitos erram ao tomar as decisões ao se precipitarem não analisando as informações, levado só em consideração a intuição. Para que ocorra uma boa tomada de decisão é preciso levar em consideração as informações, emoções, intuições e principalmente a experiência passada, que pode ajudar a prever os resultados favoráveis e desfavoráveis. Um grande exemplo de líder é Roger Agnelli que soube como comandar o Banco do Bradesco e a CVRD, ele soube tomar as atitudes corretas nos momentos oportunos. Algumas das qualidades de Agnelli são: negociador, solucionador de problemas,