Eficiencia E Eficacia
INTRODUÇÃO
Daremos introdução ao nosso trabalho fazendo uma citação a Peter Drucker, também conhecido como pai da administração moderna, explicaremos em conseguinte o que é eficiência e eficácia respectivamente, daremos exemplos e para finalizar concluiremos nosso trabalho abrindo espaço para tirar duvidas.
O QUE É EFICIENCIA
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
QUEM É EFICIENTE
O eficiente é aquele que tem que se preocupar em fazer as coisas da maneira correta, ou seja, realizar as suas tarefas com o mínimo de recursos possíveis, menor matéria prima, menor quantia de dinheiro gasto, entre outro e está normalmente ligada à um nível operacional.
EXEMPLO
Imagine um artesão antigo que faz sapatos, um sapateiro. Ele trabalha sob encomenda e sozinho. Sabe o que fazer. Tem que comprar couro, cola e cordões e depois fazer o sapato.
Qual é a sua preocupação?
Ele tem que ser eficiente, ou seja, deve fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido. Isso é eficiência, fazer as coisas de forma certa. É diferente de eficácia, que significa fazer com que as coisas certas sejam feitas.
O QUE É EFICACIA?
Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer executar esta coisa de forma mais produtiva e eficaz. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo QUEM É EFICAZ?
Eficaz normalmente é visto como aquele que estipula meta, que toma decisões importantes para uma corporação, ou seja, fazer as coisas certas, geralmente está ligada ao nível gerencial.
EXEMPLO
Imagine que haja um vazamento de água no escritório da