Hist Ria Da Educa O Per Odo Moderno
1. Historial da Educação na Idade Moderna.
Foi nesta época no século XVII que a classe capitalista se opunha ao feudalismo. A produção apresentava-se de forma coletiva, é nessa época que a igreja detinha certo controlo sobre a Educação. Surge uma contestação por parte dos reformistas que queriam dissociar a Educação da religião. O homem lançava-se para as ciências (Química, Medicina e Física) no domínio das técnicas de produção. É nesta fase que a Pedagogia se torna ciência, o Homem se empenha no estudo das ciências e o abandono progressivo do estudo das línguas grego-latinas. Daí a Educação deixa de ser considerada como um meio de aperfeiçoar o corpo e passa a ser um fim (objetivo).
2. Organização das escolas
Segundo Comenius “a organização do sistema educacional devia compreender 24 anos, divididos em etapas ou escolas”. Escola de infância ou materna (0 – 6 anos)
Educação familiar com a função de ensinar a criança a falar e cultivar os sentidos.
Escola Vernácula (elementar), (6 – 12 anos)
Escola Vernácula em cada município devia existir, com a função de desenvolver a língua materna, leitura, canto, ciências sociais, aritmética e a memoria;
Escola latina ou ginásio (12 – 18 anos)
Em cada cidade devia existir este tipo de escola, com a função de desenvolver a ciência;
Academia ou Universidade (18 – 24 anos)
Devia existir em cada capital, com recomendações de trabalhos práticos e viagens para contemplar a natureza.
3. John Lock (1632 - 1704) o método moderno
Com o método moderno, o Lock evidenciou a importância do professor a ter em conta com a psicologia da criança, refere-se às particularidades das crianças, que difere de uma criança a outra.
4. Jean – Jacques Rosseau (1712 - 1778)
Jean – Jacques Rosseau colocou pela primeira vez as questões de infância de Educação, defendeu que “o mundo das crianças era diferente do mundo dos adultos e por isso os conteúdos da Educação da criança tinham que ser diferente aos dos