Efetividade
Efetividade é o critério político que reflete a capacidade administrativa para satisfazer as demandas concretas feitas pela comunidade externa, é a capacidade da escola responder as exigências da sociedade. A escola efetiva será aquela capaz de produzir as respostas ou soluções para os problemas politicamente identificados pelos participantes da comunidade.
A escola efetiva reconhece a importância da influência da influência do contexto externo, político-social e econômico, nas atividades e nos objetivo da escola, de seus profissionais e de seus alunos, e pauta suas ações em consonância com essa influência. Efetividade se refere também ao resultado externo da prática, por isso é chamada também de eficácia externa.
RELEVÂCIA
Para Sander, efetividade e relevância são dois conceitos distintos, já para Wittmann, relevância é uma forma de efetividade. Wittmann segundo ele, duas são as formas de efetividade que podem caracterizar a ação da escola e de seus profissionais: efetividade redundante e efetividade relevante. A relevância “É o critério cultural que mede o desempenho administrativo em termos de importância significação, pertinência e valor”. Valor e relevância são sinônimos que constituem quanto mais participativos e democráticos o processo administrativo, maiores as oportunidades de ser relevante para indivíduos e grupos, maiores suas possibilidades para explicar e fomentar a qualidade de vida humana coletiva na escola e na sociedade. Apesar de tudo ambos consideram que EFETIVIDADE é um conceito que identifica a capacidade da escola e de seus profissionais de atenderem às demandas da sociedade. A diferença entre ambos está na medida em que Wittmann inclui no conceito de efetividade de relevância, e dessa forma nos abriga a refletir sobre que características deve ser essa efetividade no que diz respeito ao atendimento, pela escola, das demandas sociais.
EFETIVIDADE REDUNDANTE E EFETIVIDADE RELEVANTE
O primeiro identifica o tipo de