Efeitos sociais da comunicação na era das redes sociais
O mundo está passando por uma era em que a Internet tem um grande poder de propagação de informações e influências sobre a sociedade. A maioria tem acesso e é conectada a esse novo mundo das redes sociais, que são também fonte de notícias e debates dos acontecimentos no mundo. A internet tem um poder de propagação tão grande que algumas pessoas, vendo que algumas empresas não tem um atendimento ao consumidor tão eficiente, começaram a divulgar nas redes sociais seus descontentamentos com determinadas empresas; isso gerou um retorno muito rápido. Outro caso desse poder de influência são as revoltas no Oriente Médio, em que os manifestos foram organizados nas redes sociais e se concretizaram no mundo real, trazendo resultados positivos e negativos.
Pelo fato de as redes sociais terem um grande poder de influência, vários projetos sociais têm sido realizados e ajudados devido ao grande acesso que eles recebem quando divulgados.
Em outros aspectos, porém, há o poder negativo das redes sociais. Recentemente, ocorreu o vazamento de fotos íntimas da atriz norte-americana Scarlett Johansson, através do “hackeamento” de seu celular e propagado pelas maiores redes sociais, como Twitter e Facebook, como também por blogs e fontes de notícias, como Terra e Yahoo. Isso nos deixa claro que a privacidade é um fator em risco quando falamos de Internet, principalmente sobre rede social, que é onde mais pessoas são conectadas, aumentando a propagação.
Há poucos meses, iniciado no Twitter e se alastrado por vários meios de comunicação, anunciou-se a morte do apresentado e humorista brasileiro, Amin Khader. O que era para ser apenas uma brincadeira acabou tomando proporções gigantescas, sendo essa notícia comentada com mensagens encorajadoras para a família e de homenagem, por vários artistas brasileiros, amigos do humorista, pensando ser verdadeiro o anúncio. O ocorrido foi desmentido pelo próprio apresentador, afirmando não ser ele o