Faculdade
Em maio de 2000, uma nova Constituição foi aprovada , quando foi estabelecida o Comte de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Committee – IASC), como uma entidade independente , comandada por 19 Curadores. De acordo com essa Constituição, os objetivos do IASC são: a) Desenvolver, no interesse público, um único conjunto de normas contábeis globais de alta qualidade, inteligíveis e exeqüíveis, que exigem informações de alta qualidade, transparentes e comparáveis nas demonstrações contábeis e em outros relatórios financeiros,para ajudar os participantes dos mercados de capital e outros ususarios em todo o mundo a tomar decisões econômicas; b) Promover o uso e a aplicação rigorosa dessas normas; e c) Promover a convergência entre as normas contábeis locais e as Normas Internacionais de Contabilidade para solução de alta qualidade.
O IASC foi constituído em 1973 por um acordo feito entre organismos profissionais de ciências contábeis da Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Mexico, Holanda, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos da America. Entre 1983 e 2001, os membros do IASC incluíram todos os organismos profissionais de ciências contábeis que eram membros da Federação Internacional de Contadores (IFAC).
Comitê
De acordo com a Constituição,as atividades do IASC são conduzidas pelo Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB – Internacional Accounting Standards Board), formada por catorze indivíduos ( doze Membros em tempo integral e dois Membros em tempo parcial), com a responsabilidade exclusiva de estabelecer normas contábeis.
A mais importante qualificação para filiação ao IASB refere – se à especialização técnica e os Curadores usaram do seu melhor julgamento para assegurar que o IASB não seja dominado por nenhum constituinte ou interesse regional. A Constituição exige que, no mínimo, cinco Membros do IASB tenham histórico como auditores praticantes; três, no mínimo, na elaboração de