Resumo ISI
As teorias da comunicação são estudos académicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamentos do fenómeno da comunicação social nos seus aspetos tecnológicos, sociais, económicos, políticos e cognitivos. Não seguem apenas um critério cronológico, apresentam-se ainda em outras determinações, tais como:
Contexto social, histórico e económico – em que um modelo teórico de difusão de comunicação de massas apareceu ou se difundiu.
Tipo de teoria social - são modelos sociológicos implícitos, em que não faltam os casos de conexões evidentes entre quadros de referência sociológicos e pesquisa sobre os meios de comunicação. Modelo de processo comunicativo (que cada teoria dos meios de comunicação apresenta) – na maioria das vezes é um modelo que deve ser explicitado porque em muitas teorias não recebe o tratamento adequado.
A análise das relações existentes entre estes três fatores permite articular as conexões entre as diversas teorias dos meios de comunicação e especificar qual foi e porquê o paradigma dominante em diferentes períodos.
Os estudos em comunicação social começaram com a crescente popularização das tecnologias mediáticas e o seu uso durante as experiências totalitárias da Europa.
Distinguir Teoria da Comunicação de modelo de processo comunicativo:
Teoria da comunicação - caracteriza-se pela diversidade de perspetivas que confluem no seu vasto âmbito.
O modelo de processo comunicativo é a “forma” utilizada para tornar a realidade compreensível, ou seja, para tornar os atos comunicacionais compreensíveis.
Teoria dos mass media - define um conjunto coerente de preposições, hipóteses de pesquisa e aquisições verificadas. No entanto a aplicação do termo é um pouco forçada porque implica mais uma tendência significativa de reflexão e/ou de pesquisa do que uma teoria propriamente dita.
Communication research é um conceito das teorias dos mass media que compreende fatores