quimica
Santa Maria, RS, 08 a 11 de junho de 2010
A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER1
FRIGO, L.F2; BRAZ, M.M.3
1 Trabalho de Pesquisa_ UNIFRA
2 Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Franciscano, pós-graduanda em Uroginecologia, Urologia e Saúde da
Mulher pela CBES.
3 Professora do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Doutora em Engenharia de Produção e SistemasErgonomia pela UFSC.
E-mail: letícia_frigo@hotmail.com; melissabraz@hotmail.com
RESUMO
O atendimento em Saúde da Mulher exige do fisioterapeuta uma atenção especial que ultrapassa o limite da especificidade, passando por um olhar mais integral. Objetivo: Conduzir uma revisão de literatura observando a atuação da fisioterapia na atenção integral à saúde da mulher.
Métodos: Uma busca em bancos de dados (Lilacs, Bireme, PubMed, MedLine, Scielo e Google
Schoolar) foi realizada utilizando-se as palavras-chave: Saúde, integralidade, Fisioterapia e saúde da mulher. Resultados: Compreende-se a integralidade na atenção saúde da mulher como a concretização de práticas que garantam o acesso das mulheres a ações resolutivas. A inserção do fisioterapeuta nos serviços de atenção primária à saúde é um processo em construção, associado, principalmente, à formação do profissional. Conclusão: O Fisioterapeuta atuando na educação em saúde com equidade pode significar o caminho para o início das mudanças no quadro social.
1. INTRODUÇÃO
A saúde é um direito humano fundamental, inscrito na Constituição brasileira, e deve ser entendida como o resultado do processo e das relações sociais que garantem maior ou menor qualidade de vida para uma população (PEDROSA, 2005).
O conceito de saúde, nas últimas décadas, vem passando por transformações, principalmente no que diz respeito ao modelo de saúde adotado, evoluindo de um modelo de assistência curativa para um modelo promotor da