Teoria da comunicação social - resumos
O telégrafo - 1830 – Samuel Morse – Transmissão de um emissor via cabos para um dispositivo físico de receção, através do qual havia a transformação de código morse para linguagem natural.
Objetivos:
Transmissão de informações entre estações de comboios.
Troca de informações acerca dos preços dos títulos nas bolsas de valores
O telefone – 1876 – Alexander Bell –dispositivo capaz de transmitir a voz humana entre dois pontos. Tal como os outros media, o telefone era um instrumento destinado a servir um fim “sério” e não apenas para conversar. Os fins sérios consistiam na transmissão de ordens, tanto de natureza comercial como respeitantes ao funcionamento interno das grandes empresas que começaram a surgir na segunda metade do sec.XIX. Dá origem a uma grande empresa: Bell Company, que assentou o seu negócio na máxima exploração comercial possível das propriedades das redes.
A origem destes dois meios de comunicação ilustra dois temas recorrentemente presentes nas tecnologias da informação e da comunicação:
Papel decisivo da propriedade intelectual – área das patentes. Samuel Morse procurou obter direitos de propriedade sobre esse tipo de linguagem, procurando assim monopolizar a exploração comercial do telégrafo, para o que constituiu um passo decisivo a patente que lhe foi outorgada nos EUA em 1854.
Formação de monopólios – a empresa de Morse, a Western Union começou a adquirir empresas rivais, acabando por monopolizar as comunicações telegráficas nos EUA.
A TSF (telegrafia sem fios) – 1897 – Marconi – ETER- Espectro Eletromagnético; permitiu a transmissão internacional e foi desenvolvida principalmente para conexão marítima. Marconi também desenvolveu uma política de incompatibilidade. A TSF cresce por externalidades em rede (como o telefone).
Modo de funcionamento da TSF:
A tecnologia usada por Marconi para a transmissão de código Morse através do éter baseava-se num transmissor de descargas descontínuas, isto é, um