LOGICA JURIDICA
Equipe:
Cristiane Lima
Daniel Lima
Eduardo Munhoz
Marilene Maurício
Luis Andre Assis
Valdênia Santana
Natassia Onório
Ana Karine Aires
Antonio Carlos Menezes
RESUMO
Expõe a importância da comunicação e da argumentação no discurso jurídico, sendo que, num primeiro momento será analisado o modus operandi da comunicação, destacando seu objetivo principal, fazendo um paralelo com o campo da argumentação, tendo como base a Teoria da Argumentação composta pelo filósofo belga Chaïm Perelman, o qual retoma as ideias da Trilogia Aristotélica para elaborar sua Teoria. Num segundo momento serão abordadas as estratégias argumentativas, destacando suas especificidades, inclusive a respeito das falácias argumentativas. Por último, será relatado a cerca dos conflitos da comunicação e da utilização da argumentação persuasiva na construção do discurso jurídico, demonstrando, diante de uma lide, a sistematização de um processo judicial.
Palavras-Chave: Comunicação, Teoria da Argumentação, Discurso Jurídico e Lide.
INTRODUÇÃO
O ponto de partida da Comunicação e do Discurso Jurídica encontra seu ápice no percurso que norteia a busca do resultado da persuasão e da retórica eficaz. No campo do direito especificamente, e enquanto membro da sociedade, o homem tem buscado a construção do eixo social, em que, esses elementos enquanto propulsores das normas reguladoras do convívio social seja o alicerce da participação política do homem em sociedade.
O objetivo da comunicação é o entendimento, a partilha de propósitos, a adesão a determinado ponto de vista. O campo da comunicação é o campo do Direito e da Retórica.
Notoriamente, esses elementos tornam-se palavras chaves para a aquisição do conhecimento da arte do discurso jurídico, os quais compõem a comunicação e os argumentos jurídicos ganhando destaque enquanto objeto deste artigo, por possibilitarem a compreensão da ligação que há entre a narrativa e a