Município de Caxias do Sul - Habitação
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O processo de urbanização do país iniciou no século XVII, consolidando-se no final do XIX, início do XX.
O incentivo urbano-industrial da sociedade começa nos anos 30, mas é principalmente após a década de 1950 que as políticas de capitalização e mecanização do campo reforçaram movimentos migratórios em direção aos centros urbanos, onde as atividades mais dinâmicas geradas pela industrialização e pela urbanização estavam sendo implantadas, atraindo a população e ocasionando o inchaço destas áreas. (Strohaecker, 2004).
A década de 1980 é marcada por dois fatos: a população urbana supera a população rural e o país sofre com a recessão econômica. Em decorrência da densidade de ocupação das cidades e dos problemas econômicos enfrentados pelo país, a concentração da pobreza nesta época é notadamente urbana, localizando-se principalmente em morros, alagados e várzeas. (Maricato, 2001).
A especulação imobiliária e o alto custo para a aquisição de lotes e para a construção de moradias, entre outros fatores, fazem com que grande parcela da população das áreas urbanas construa sua casa em áreas irregulares por não conseguirem participar do mercado imobiliário formal. Estas ocupações geralmente ocorrem em áreas ambientalmente frágeis e suscetíveis a processos naturais, como inundações e movimentos de massa, dando origem a diversas áreas de risco nas cidades brasileiras. O processo de urbanização do município de Caxias do Sul não foi diferente do contexto nacional, pois foi marcado pelo surgimento de problemas socioambientais estando presente nos dias de hoje.
2 mUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL: HABITAÇÃO
Caxias do Sul é um município do Estado do Rio Grande do Sul, situado na região sul do Brasil. A cidade foi erguida onde o