eu e vc
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
vAleria shinohata menegazzo
A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA É INOVADORA?
Uma Reflexão
Maringá
2014
VALERIA SHINOHATA MENEGAZZO
A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA É INOVADORA?
Uma Reflexão
Avaliação da educação a distancia
Orientação: Nome Professor
Maringá
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 DISCUSSÃO 4
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A avaliação é um tema em debate independente da modalidade de educação, muitos autores têm dito que a educação á distancia será capaz de revolucionar o ensino presencial. Diante de tanta complexidade decidiu-se comparar os instrumentos utilizados na educação a distancia e no sistema presencial.
2 OBJETIVOS
O artigo busca comparar os instrumentos de avaliação utilizados na EAD com aqueles que são empregados na presencial.
Avaliam a aprendizagem dos alunos, projetos, programas e instituições. Buscando não só apontar os erros em relação ao que está sendo avaliado e sim direcionar o planejamento para que as falhas possam ser sanadas ou minimizadas.
3 DISCUSSÃO
A educação a distancia é definida como modelo de estudo no qual aluno e professor são separados espacialmente e algumas vezes temporariamente, onde a interação entre eles é mediada pela tecnologia.
Observa-se uma mudança onde o aluno deixa de ser receptor do conhecimento enquanto o professor é o transmissor. O aluno é responsável pelo seu aprendizado, para isso é necessário independência, organização e um sistema de tutoria.
Segundo Rodrigues (1998), a definição mais citada de educação a distância é aquela citada por Desmond Keegan em 1980, que basear-se na definição do próprio Moore de 1972 que estabelece:
O ensino a distancia é o tipo de método de instrução em que as condutas docentes acontecem à parte das discentes de tal maneira que a