Kaplan
LEANDRO DE QUADROS
MARCOS LUIZ GUTIHA JUNIOR
VALSEU VANGER DA SILVA JUNIOR
TURBINAS KAPLAN
Palhoça
2012
Sumário
Introdução
Este trabalho tem o intuído de demonstrar a aplicação do Método de Interpolação em nosso dia-a-dia. Ver sua aplicação nas mais variadas áreas, seja esta no ramo elétrico ou não.
Tais como imagem de uma fotografia, quando a ela aplicado um zoom. Animações gráficas em computadores, no movimento das animações. No mundo financeiro no qual o chamam de Interpolação de Taxas além de outras técnicas de interpolação usadas em finanças. Também na utilização na área da agrimensura, nas topologias dos mais diversos terrenos.
E é claro, na área elétrica, seja para definir uma valor elétrico entre dois momentos ou ainda para definir o rendimento e funcionamento de uma turbina hidrelétrica, que é o tema deste trabalho, Interpolação nas Turbinas do Tipo Kaplan.
Acrescentar .......
item 1 (marcos)
XX TURBINAS KAPLAN
Figura XX – Modelo de Turbina Kaplan
XX.X BREVE HISTÓRICO
As turbinas Kaplan foram desenvolvidas em 1912, após anos de pesquisa estudos e testes práticos, pelo engenheiro e professor austríaco Victor Kaplan, onde seu grande objetivo era o desenvolvimento de uma turbina para se utilizar em pequenas quedas de água e com grande vazão, no qual as já tradicionais turbinas Pelton e Francis já haviam falhado.
Victor era formado em engenharia civil com especialização em motores a diesel. A primeira destas turbinas produzida saiu de uma fábrica em Heidenheim, mesmo sobre muitas desconfianças, pois seus estudos ainda eram muito teóricos e as práticas eram em escala muito pequenas, mas o resultado foi além do esperado e logo este modelo agora denominado de Turbina Kaplan tornou a melhor opção para as pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s).
Em 1934, Victor Kaplan já com sua turbina consagrada e de utilização mundial sobre um acidente cerebrovascular, vindo a falecer aos 58 anos.
XX