Kaplan & Waltz
A primeira analise sistêmica ao domínio internacional foi tentado por Morto Kaplan que distinguiu seis tipos de sistemas internacionais, sistema de balança de poderes que segundo Antonio José Fernandes, Morto Kaplan limitou-se a traduzir par a linguagem sistêmica a literatura sobre o equilíbrio de forças, fazendo a mesma em relação aos sistemas hierárquico e universal, no sistema de veto nacional adaptou à linguagem sistêmica s literatura sobre a dissuasão nuclear.
O sistema bipolar flexível era um dos sistemas mais complexos tanto em nível estrutural com em nível funcional. Em nível estrutural integra atores internacionais de tipos diferentes, os pólos (EUA e URSS), dois atores nacionais essenciais, os blocos (NATO e Pacto de Varsóvia ), dois atores transnacionais, um ator universal (ONU ) e os não alinhados os Estados não comprometidos com nenhum dos blocos. O ator mais característico do sistema bipolar é o bloco. Um bloco é uma aliança durável, militarmente organizada. Os blocos são organizações internacionais de defesa e segurança, cuja característica principal é o de estarem articulados com um dos pólos da bipolaridade.
Em nível funcional que também tem o mesmo nível de complexidade segundo o autor, o ator adotava uma forma particular de comportamento que segundo Morton Kaplan são as seguintes: Os blocos eram divididos em hierárquicos que visavam eliminar o bloco rival, negociam em vez de combater. Os blocos não hierárquicos envolvem-se em guerras limitadas para aumentar o seu poderio e os blocos hierárquicos e não hierárquicos que aumentam suas capacidades em função dos blocos opostos, tendem a aumentar o numero de membros e etc. O ator universal reduz a incompatibilidade entre os blocos e mobilizam os atores nacionais não membros de um bloco em caso de violência e guerras. O não alinha dos recusam as políticas de um bloco contra outro.
Segundo Edvard Kardely o movimento dos não alinhados surgiu nos tempos da