LIÇÕES DOS TALENTOS DE DAVI
1º Sm 16:18: “Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele”.
I. Introdução:
Nesta mensagem queremos enfatizar a importância de se fazer uso dos talentos que Deus concedeu a cada um de nós. Talentos são dons, vocações, aptidões naturais ou que podemos adquirir no decorrer da nossa caminhada.
Na história de Davi, percebemos inúmeros talentos e qualidades que faziam parte da sua vida e que o conduziram a ser um destacado personagem na história bíblica a ponto de ser chamado de “homem segundo o coração de Deus” At 13:22.
No texto que lemos, percebemos que algumas qualidades de Davi são evidenciadas: sabe tocar, e é valente e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença: o Senhor é com ele.
Estas qualidades faziam parte do cotidiano de Davi, mas vamos nesta mensagem observar alguns talentos que ele possuía dos quais podemos extrair lições.
II. Definição:
1. Capacidade para Lidar com Ovelhas: I Sm 17:15.
Cuidar de ovelhas exige inúmeras qualidades: Paciência, Amor, Carinho, Percepção, Preparo Físico e outras mais.
Davi se dedicava ao máximo no cuidado com as ovelhas de seu pai Jessé. O seu cuidado era tanto que quando um leão e um urso vieram atacar as ovelhas, ele ousadamente os enfrentou matando-os (I Sm 34-36).
O Salmo 23 expressa com propriedade o amor e o cuidado que Davi possuía com as ovelhas de seu rebanho quando chama o Senhor Deus de pastor, e neste salmo observamos as inúmeras características de um verdadeiro pastor de ovelhas.
2. Capacidade Musical: I Sm 16:18.
Davi era um exímio músico. Possuía um incrível talento musical. Era um compositor excelente, e adorava a Deus com perfeição buscando agradar a Deus. Isto é muito notório nos Salmos que encontramos de sua autoria.
O Salmo 103