Educaçãofisica
FRANCESCO MARQUEZ MALUF
GAZIELA TROPICO ALMEIDA
WILLIAN MACHADO SANTANA
PRÁTICA DE ENSINO FUNDAMENTAL II
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2012
Atividade
1. Objetivo:
Conhecer a diversidade de padrões de beleza e estético corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia, evitando o consumismo e o preconceito.
2. Conteúdo:
Conhecimento do corpo
3.Fundamental I / 2°ciclo
4.Atividade : Escravos de Jó
Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita. Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda o objeto do vizinho da esquerda (se estiver de pé), trocando-o rapidamente de mão.
Quando a letra diz "zigue, zigue, zá", o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.
Observação: Quando o jogo é feito sentado (geralmente em torno de uma mesa), pode-se usar somente a mão direita, largando-se o objeto sempre à frente do vizinho da direita. Vão saindo da roda aqueles que se perderem no ritmo, ou passarem mal o objeto, que pode ser caixinha de fósforo, ou qualquer outro objeto que seja fácil de tomar com uma só mão. Para super cobras no jogo, pode ser tentada uma rodada especial invertendo o sentido da brincadeira (para a esquerda.
Letra
Escravos de Jó (Versão "tira, põe)Escravos de Jó jogavam caxangá.
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira. Põe. Deixa ficar...
Guerreiros