Tratamento de efluentes por reatores e biorreatores
Traços de outros gases, como hidrogênio, nitrogênio, ácido sulfídrico, além de vapor de água, podem ser encontrados. O peso específico do biogás é de aproximadamente 0,86 relativos ao ar, enquanto o gás metano possui densidade de 0,5 de relação ao ar
Reator anaeróbico de fluxo ascendente
Classe: tratamento secundário.
Modelo: UFSC
Objetivo: remoção da carga orgânica; agregação de valor agronômico através da recuperação de substrato fertilizante (lodo) e biogás para uso energético. Descrição: equipamento construído com material leve, compacto e com câmara de digestão, de sedimentação e de gás.
Dimensionamento: o volume (V) é dimensionado em função da vazão de dejetos (Vd, em m³/dia), da carga orgânica e do tempo de retenção hidráulico
(Tr, 7 dias).
Estrutura
complementar: tubos e conexões de abastecimento e drenagem, estrutura para armazenagem, tratamento, transporte e distribuição de lodo; equipamento para transporte e conversão do biogás em energia.
Desempenho: remoção de mais de 70% da DQO em dejetos com alta concentração de carga orgânica.
Forma de operação: alimentação em regime contínuo e drenagem manual do lodo.
Vantagens: facilidade operacional; economia de espaço e tempo de tratamento; redução de odores; produção de substrato com alto valor fertilizante e biogás para uso energético; alta remoção de carga orgânica.