Estratégias genéricas de porter
Estratégia Genérica de Diferenciação:
Essa estratégia consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa.
A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que o shopping invista mais pesado em imagem, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar a percepção ao consumidor de “O Shopping Completo e Prático”.
A grande pergunta é: como ser diferenciado ao lidar com um produto tão complexo como um shopping?
Um dos grandes diferenciais á fazer com que além da rotina intensa do dia-a-dia, as pessoas queiram mais do que apenas produtos e serviços, desejando também viver experiências únicas e inesquecíveis. Uma outro ponto está no chamado indivíduo pós-moderno, um ser complexo e efêmero que, quando o assunto é consumo, não quer ser enxergado simplesmente como um consumidor, mas espera ser reconhecido como uma pessoa com sentimentos, desejos e necessidades.
- Segundo Slide
Afinal, o objetivo da estratégia de diferenciação adotada pelo shopping neste caso, é aumentar a participação de mercado, medida aqui pela potencialização do tempo que a pessoa investe dentro do shopping, fazendo deste espaço muito mais do que um centro de compras, mas um local de experiências que mantenha o indivíduo, e não apenas o consumidor, cada vez mais tempo dentro do estabelecimento.
Com o aumento da frequência e do tempo de permanência haverá consequentemente uma maior exposição de mídia, tanto do lojista quanto dos anunciantes, que queiram fazer uma ação de comunicação no local. Além disso, com um contato mais próximo e constante, as vontades, desejos e necessidades do público serão melhor entendidas, possibilitando uma adaptação mais eficiente da parte operacional, assim como do mix de lojas e da customização da