Ética profissional contabil
Antonia Cimara de Oliveira (FMC) cimaraoliveira@ymail.com Michaele Maiara Feitas Silva de Araujo (FMC)
Michaele_87@hotmail.com
RESUMO
A ética uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social, e é por meio desta que os profissionais contábeis devem balizar-se para o exercício da sua profissão, o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, tornando assim a necessidade de seguir rigorosamente os padrões éticos profissionais. Nesse trabalho buscamos avaliar o comportamento dos profissionais de contabilidade na cidade de Mossoró/RN, no que diz respeito ao sigilo profissional, assim como abordamos sobre a confiança recíproca entre profissionais e clientes, observando as principais causas das quebras de confiança nessa classe profissional. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário de perguntas fechadas, e a análise dos resultados foi realizada à luz do código de Ética da profissão contábil e por meio da análise do conteúdo deste trabalho. De acordo com os resultados obtidos temos ainda um déficit de profissionais que valorizem potencialmente o código de ética da sua profissão, o que deixa brechas para que a classe perca credibilidade no mercado.
Palavras chave: Ética. Sigilo Contábil. Confiança.Profissional Contábil.
1 Introdução
A profissão contábil é uma das mais antigas conhecidas no mundo, e na atualidade está em grande desenvolvimento, é indispensável a qualquer empreendimento desde as microempresas as empresas de Grande porte, para tanto a profissão é cercada de informações que, se feita mau uso, poderão prejudicar as entidades que as confiaram, sendo inadmissível o exercício desta profissão sem o uso da Ética, tanto pessoal quanto profissional.
Marion( 1986) observa que “de todas as profissões, o contabilista é o que mais está sujeito a partilhar de esquemas espúrios já que