Ética do profissional Contábil
Faculdade de Ciências Contábeis
ALINE ALVES DE MOURA
ANA LIGIA FERREIRA
ANA SILVIA MILANI DE OLIVEIRA
PERFIL ÉTICO DO CONTADOR
Uberlândia
2013
ALINE ALVES DE MOURA
ANA LIGIA FERREIRA
ANA SILVIA MILANI DE OLIVEIRA
PERFIL ÉTICO DO CONTADOR
Projeto de pesquisa apresentado à PROFª. NEIRILAINE ALMEIDA, como parte do programa da disciplina de Ética e Responsabilidade Social em Contabilidade, oferecida no 4º Período do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Uberlândia.
Uberlândia
2013
1. INTRODUÇÃO
A respeito da Ética, pode-se conceitua-la como um conjunto de valores pessoais estabelecidos a partir de determinado grupo social, uma Ciência da Conduta. A ética é uma das três grandes áreas da filosofia, está relacionada ao estudo da ação e, esse estudo está relacionado diretamente ao comportamento humano e à totalidade do saber.
O léxico ética vem do termo grego ethos que significa bom costume, hábitos adquiridos no meio social ao qual o indivíduo está inserido. Pode-se concluir então que, ética enquanto uma Ciência da Conduta está relacionada ao modo como a sociedade se comporta em uma determinada comunidade levando-se em consideração valores e padrões relativos ao que é bom e ao que é ruim para a comunidade no geral e ao indivíduo que nela está inserido.
Na Filosofia ela é conceituada também como estudo dos julgamentos que são realizados levando-se em consideração o bem e o mal. Já conceituava Aristóteles quanto ao assunto tratado:
A excelência moral se relaciona com as emoções e ações, e somente as emoções e ações voluntárias são louvadas e censuradas, enquanto as involuntárias são perdoadas, e às vezes inspiram piedade; logo, a distinção entre o voluntário e o involuntário parece necessária aos estudiosos da natureza da excelência moral, e será útil também aos legisladores com vistas à atribuição de honrarias e