Bairro Luz
A Luz sempre foi um lugar de encontros, um lugar de práticas sociais presenciada por monumentos arquitetônicos protegidos, bem como por arquitetura variada, mas, sobretudo, por aqueles que também presenciaram e presenciam a intensa vida que passa pelas ruas. A história, a memória e as relações constroem vínculos entre ambiente construído e pessoas. Dessa forma, tempo e espaço criam pontes entre passado, presente e futuro. Conseguir introduzir novos ritmos é fundamental para que a Luz amplie suas características de lugar, construindo imagem nos diversos públicos e usuários.
Com o planejamento do espaço urbano e de políticas socioeconômicas, incentivos previstos, a infraestrutura existente e os novos investimentos, morar na Luz deve constituir um novo modelo de habitação na área central de uma grande cidade brasileira. Além da “renda comprovada” dessas pessoas, o acesso à cultura, o nível de informação e educação constitui um dos diferenciais desse público.
O projeto urbanístico propõe a criação de importante área residencial, comercial e de serviços públicos e privados, requalificando a rede de espaços públicos que atua como elo de conexão entre diferentes funções, pessoas e usos pretendidos. Cracolândia- Posted in Architecture, Heritage, Português | 2 Replies O bairro da luz Posted in Architecture, Heritage, Português | 2 Replies
Hoje, a área define-se muito mais como espaço de passagem do que lugar de destino e essa relação devem e podem ser equilibradas pelo projeto. Os equipamentos públicos e culturais encontram-se, em sua maioria, localizados nas áreas limítrofes ou nos arredores do perímetro denominado, sendo que a ZEIS constitui-se como oportunidade fundamental para a interiorização de serviços, comércio e áreas públicas, fundamentais para a dinâmica social da área.
O papel logístico incorpora diversos meios de deslocamento e infraestrutura, necessários e suficientes para um desenvolvimento vigoroso. Reforçar