corrosao do ferro em alguns meios
- Tubo 02
O fato de não se encontrar mais ferro em estado sólido é devido ter acontecido a corrosão total. Explica-se pela equação a seguir:
Fe(s) + 2HCl(aq) → FeCl2(s) + H2(g)
A partir dessa equação, nota-se que houve liberação de gás hidrogênio já a coloração esverdeada é devido a formação do Cloreto de Ferro II ou cloreto ferroso (FeCl2).
NaCl
- Tubo 04
A corrosão lenta do prego em contato com a água salgada é mais acentuada do que quando exposta a água da torneira. Há presença da dissociação do NaCl em água, além da liberação de gás, ainda que pouco. Considere a equação a seguir:
Fe(s) + 2NaCl(aq) +2H2O(l) → FeCl2(s) + 2NaOH(aq) H2O(l)
Assim, o depósito referido se deve a formação de Cloreto de Ferro II ou cloreto ferroso (FeCl2). Neste tubo de ensaio o processo corrosivo é mais intenso que no tubo 01, pois a presença do sal (NaCl), consequentemente, íons dissolvidos, melhora a condução de eletricidade da água e a formação de ferrugem acelera.
Aparecimento de pequenasmanchas castanhas.Cabeça do prego ligeiramente mais alaranjado,depósito verde escuro e fino no tubo. Pregocom uma coloração mais escura e homogénea – ferrugem
H2SO4
O ácido sulfúrico provoca a corrosão total do ferro. Considere a equação a seguir:
Fe(s) + 2H2SO4(aq) → FeSO4(s) + H2(g)
Nota-se que há liberação de gás hidrogênio e uma camada de Sulfato de Ferro II (FeSO4) é formada sobre o prego.
Vê-se libertação de bolhas eescurecimento do prego. Muito pouco depósito. Cabeça do prego bastante alaranjado. Solução ligeiramentealaranjada. Prego acizentado.
NaOH
SEM ALTERAÇÕES