Pratica de corrosao
1. INTRODUÇÃO
A corrosão é um processo que ocorre nos metais pela interação destes a um meio de exposição e assim causando perda de material deste metal em uma certa região ou como um todo.
Quimicamente falando a corrosão nada mais é que a tendência do elemento que sofreu a corrosão de voltar a ser um composto estável. O exemplo mais comum de corrosão é a do ferro, em que seu processo corrosivo é denominado de ferrugem.
O objetivo desta prática é observar o ocorrimento ou não do processo de corrosão em alguns metais quando colocado em contatos com certas substancias.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A corrosão é a ação destrutiva em que o meio ambiente a qual está exposto um metal aplica sobre ele, incluindo ou não processo mecânicos.
No nosso dia a dia a corrosão trás muitos malefícios,pois além da perda de materiais , reduz a vida útil dos metais, sendo que este é um processo presente em estruturas metálicas, eletrodomésticos, automóveis e tantas outras coisas de grande importância para nós.
Quimicamente falando, a corrosão é a tendência de um metal quando exposto a um ambiente a um certo tempo, onde neste, esteja presente agentes oxidantes, o metal puro se converterá a um estado de óxido natural.Um exemplo comum é com o ferro, que em contato com moléculas de água e oxigênio acaba formando o oxido ferroso, popularmente conhecido como ferrugem e descrita nas reações abaixo:[1] Oxidação do Ferro:
− (Equação 1)
Redução do O2:
→ 4OH (Equação 2)
O2 + 2H2O + 4e- Somando as 2 reações:
+ 2H2O → Fe(OH)2(S) Fe(s) + O2 (Equação 3)
Equação Final e Balanceada da Ferrugem:
+ 2H2O → 2Fe(OH)2(S) Quando formada, a ferrugem faz o ferro soltar-se em flocos, o deixando novamente exposto a oxidação.Porém, um procedimento descoberto para a proteção não somente a do ferro, mas como de outros metais, quando expostos a meios que facilitam o seu processo corrosivo é a galvanização.
A galvanização trata –se de “proteger” o metal utilizado com um outro metal