ETICA PARA O PROFISSIONAL CONTÀBIL
MARIANA ARAÚJO REQUIÃO DE BRITTO MOREIRA
ATIVIDADE VIRTUAL
LEGISLAÇÃO E ÉTICA
Salvador
2014
MARIANA ARAÚJO REQUIÃO DE BRITTO MOREIRA
ATIVIDADE VIRTUAL
LEGISLAÇÃO E ÉTICA
Atividade Virtual 1, apresentada a matéria Legislação e Ética do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, 08º Semestre, orientada pela Professora: Érica Oliveira e a Tutora: Daniela Wolney Reimão de Mello
Salvador
2014
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA
1)
Síntese do texto: Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre ética profissional
A leitura do texto “Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre ética profissional” faz refletir de que forma os estudantes do curso vêem a questão da ética em sua profissão.
A profissão do Contabilista é regida por um Código de Ética, que regulamenta a profissão, facilitando a relação do profissional com as organizações e com a própria sociedade. Além do código, o Contabilista deve basear suas ações e decisões nos Princípios Fundamentais da Contabilidade, que são vistos como condição de legitimidade pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Tais ferramentas são de fundamental importância para o Contador, visto que ele passa por diversas questões éticas no seu dia – a – dia, precisando cumprir prazos para estar em perfeita harmonia com o governo, o cliente e a sociedade de um modo geral, e não gerar danos para os anteriormente citados.
Os dias atuais estão repletos de fatos anti éticos, tanto no âmbito governamental quanto relacionados a diversas profissões regulamentadas, prejudicando assim a conscientização das pessoas de que viver corretamente é viver dentro de normas que regem a sociedade, zelando pela ética, moral e os bons costumes.
Como reflexo disso, as organizações que se prezam