Teste
A vantagem competitiva de nações deacordo com o modelo diamante sofre influencias de quatro fatores e atividades que estão interligados entre si e sofrem interferências diretas do governo. Sendo eles asindustrias relacionadas e de suporte; condições da demanda; estrategia, estrutura e rivalidade; e as condições dos fatores.
1- Industrias relacionadas e de suporte: Se há,no país ou na região, empresas fornecedoras ou que atuam em áreas correlatas à da empresa internacionalizada, que permitem o acesso rápido e eficiente a produtos e insumoseconomicamente rentáveis no nível internacional.
2- Condições de demanda: Se há suficiente demanda para os produtos e serviços ofertados pela empresa. Quanto maior ademanda. Maior será a pressão para as empresas melhorarem sua competitividade.
3- Estrategia, estrutura e rivalidade: A competição direta é o principal motivo pelo qual asempresas trabalham para aumentar a sua produtividade e inovação.
4- Condições de fatores: A condição do país ou região para disponibilizar recursos necessários para ofuncionamento da empresa como por exemplo mão-de-obra especializada, infraestrutura e capital para investimento.
O papel do governo no Modelo Diamante de Porter é de agircomo um catalisador e um desafiador, ou seja, encorajar as empresas a aumentarem suas metas e mudarem para um uma level mais alto de competitividade de performance.
Segundo Michael Porter (1986), as empresas geralmente possuem uma estratégia, seja ela planejada ou não. No entanto, muitas vezes o plano apresenta falhas, pois o desempenho de uma empresa no mercado é dado por diversos fatores como: social, político, econômico, setorial, entre outros.
Assim,