Cadeia de abstecimento
É um ramo da gestão em que as suas actividades estão voltadas para a distribuição, armazenagem, transporte e planeamento da produção.
Os objectivos da logística são a criação de mecanismos que permitem agilizar e coordenar as suas actividades de uma forma sustentável, eficaz e eficiente para com todos os intervenientes da cadeia de abastecimento.
Cadeia de abastecimento
A logística é por vezes confundida com a cadeia de abastecimento, contudo, a cadeia de abastecimento é algo mais complexa do que propriamente a distribuição e o transporte.
Sucintamente, cadeia de abastecimento são procedimentos operacionais e comerciais entre pelo menos duas organizações que definem o caminho que determinado produto percorre desde a sua origem até ao consumidor final.
Principais decisões da gestão da cadeia de abastecimento
Centra-se em decisões operacionais e estratégicas que envolvem cinco elementos principais: A
Produção, Stocks, Localização, Transporte e Informação.
O tratamento da informação e planeamento destes elementos permite após a sua implementação criar valor às empresas, tornando-as competitivas e bem-sucedidas.
Logística vs Cadeia de Abastecimento
Escola de Economia e Gestão
Relação “competição entre empresas” vs “competição entre cadeias de abastecimento”
A competição entre as empresas remete-nos para um sistema de concorrência de determinado produto ou serviço, o que traz benefícios para a economia, pois existindo competição existe a necessidade de as empresas oferecerem mais, melhor e a preços mais competitivos, com vista à conquista da preferência do cliente.
No contexto actual, a competição alargou-se à cadeia de abastecimento, com o objectivo de agilizar recursos de forma a dinamizar o ambiente empresarial, obrigando as empresas a adoptarem diferentes estratégias que melhoram o seu desempenho e aumentam a sua vantagem competitiva.
Exemplos:Continente e Pingo Doce, ou IKEA e